Câmara Municipal aprova projetos de lei que homenageiam Wanderson “Pipoca” e o cantor Jair Rodrigues

Câmara Municipal aprova projetos de lei que homenageiam Wanderson “Pipoca” e o cantor Jair Rodrigues
Foto :Acom/CMJM

A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou, em turno único, dois projetos de lei que denominam a quadra do bairro Boa Vista e a rua no bairro Santo Hipólito.

De autoria do vereador Zuza do Socorro (Avante), o Projeto de Lei nº 1570/2025 denomina a quadra poliesportiva localizada na rua José Faustino Taveira, no bairro Boa Vista, como “Wanderson Martins dos Santos – Pipoca”.

Natural de São Paulo, Wanderson mudou ainda criança para João Monlevade, onde construiu sua vida com dignidade e amor ao próximo. Trabalhou por mais de 15 anos no Ulete Mota. Era conhecido por seu bom humor, paixão pelo futebol e dedicação à família. Faleceu precocemente aos 42 anos, em janeiro de 2024, deixando um legado de afeto e amizade no bairro onde viveu. Ele era casado com Marilúcia Aparecida Malta com quem teve um filho, Cristiano Ronaldo.

“A homenagem é uma forma simbólica de eternizar sua memória em um espaço onde ele frequentemente se fazia presente, incentivando o esporte e a convivência comunitária”, destacou Zuza.

Já o Projeto de Lei nº 1571/2025, proposto pelo vereador Sinval da Luzitana (PL), atribui o nome de “Jair Rodrigues” à atual rua A, no bairro Santo Hipólito.

De acordo com Sinval, a iniciativa partiu de um morador da rua e a proposta está em consonância com a tradição já existente no bairro, onde diversas ruas são nomeadas em homenagem a cantores e músicos brasileiros. “A escolha de Jair Rodrigues, um dos ícones da música popular brasileira, com carreira marcada por sucessos no samba e na MPB, visa valorizar a cultura nacional e reforçar o vínculo da comunidade com a arte”, disse.

Mais aprovações

     Também foi aprovado na reunião, em segundo turno e redação final o Projeto de Lei nº 1.535/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que altera o Art. 1º, inciso I, da Lei nº 2.602/2023, que trata da cessão de uso de terreno para a Associação de Serviços Voluntários de João Monlevade (Brigada Florestal).

A proposta corrige a metragem da área localizada no bairro Aclimação, anteriormente descrita como 664,97 m², passando agora para 731,07 m². Segundo a justificativa do projeto, a ampliação tem como objetivo melhorar a eficiência no combate a incêndios florestais, garantindo acesso por duas vias públicas (Av. Alberto Lima e Rua São Marcos) e permitindo a ampliação das atividades de educação ambiental voltadas à comunidade.

Com a aprovação final, o projeto segue para sanção do Executivo.