João Monlevade recebe 11 novos aparelhos de eletrocardiograma para UBSs

João Monlevade recebe 11 novos aparelhos de eletrocardiograma para UBSs
Foto: Acom/PMJM

A rede municipal de saúde de João Monlevade recebeu, no dia 06 de fevereiro, 11 novos aparelhos de eletrocardiograma, que devem começar a funcionar em março nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Atualmente, a rede conta com três equipamentos.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos do governo estadual no valor de R$ 82,5 mil. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cada uma das 11 UBSs do município receberá um equipamento.

A expectativa é que a ampliação reduza o tempo de espera pelo exame e evite deslocamentos dos pacientes para unidades distantes de suas residências. Os novos equipamentos são digitais, o que pode agilizar a obtenção de resultados.

O cardiologista da rede municipal Luiz Cláudio Bourguignon Cassoli Junior observou que o município passará de três para 11 eletrocardiógrafos. " Trata-se de uma importante aquisição para o município. Isso vai facilitar bastante o acesso da população a esse exame e diminuirá o tempo de espera", afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, informou que a aquisição faz parte de um planejamento do setor de Atenção Primária para ampliar o acesso e modernizar a rede. "A realização desses exames de forma mais rápida, sem a necessidade de maiores deslocamentos para o usuário, já que ele pode realizar o exame na unidade mais próxima de sua casa, representa muito mais que diminuir a fila de espera", afirmou.

A entrega dos equipamentos ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Laércio Ribeiro (PT) e da vice-prefeita Dorinha Machado (MDB), que elogiaram os avanços nos atendimentos. “Seguiremos trabalhando para buscar constantemente melhorias e investimentos que garantam mais qualidade, eficiência e acesso aos serviços de saúde para toda a população”, ressaltou Dr. Laércio.

Também participaram representantes de todas as unidades de saúde do município; os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde Jalva de Fátima Ribeiro Santos e José da Conceição; a secretária adjunta de Saúde, Simone Borba; os secretários de Planejamento, Fabrício Lopes, e de Administração, Ricardo Oliveira; e os vereadores Sassá Misericórdia (Cidadania), Alysson Enfermeiro (Avante), Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (Republicanos), Carlinhos Bicalho (PP) e Maria do Sagrado (PT).